Image Map

CF - Secrets [~Sleahit]

|

Olá amor, como você está?
O meu primeiro post no blog, que emoção <3
Primeiro que tudo me desculpe pela demora em entregar o seu pedido! De qualquer forma espero que a crítica a ajude a continuar a fanfic. Não se esqueça de comentar o que achou sobre a crítica, se ela ajudou e claro se alguma vez pareci soar de forma rude, em desculpe. Não quis, de forma alguma, ser rude ou prejudicar o seu trabalho, apenas ajuda-la!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Critica da fanfic: Secrets
Escrita por: ~Sleahit
Link da fanfic: x


 -----------------------------------------------------------------


Aparência da Fanfic (3):

[ Capa (1,5) & Sinopse (1,5) ]



Capa (Vale 1,5):

Não há muito para apontar da sua capa porque eu gostei bastante dela. As fotos, as texturas, o coloring: acho que tudo está harmonioso e ao mesmo tempo está relacionado com a fanfic. A capa consegue captar muito bem a atenção dos leitores e isso é importante porque a capa e a sua aparência contam muito, mesmo que não pareça. Acho que a única coisa que deixa um pouco a desejar será o tipo de letra utilizado porque apesar de ser próprio do estilo, o último “s” ficou um pouco difícil de distinguir. No entanto, isso é apenas um pormenor e no geral realmente amei a capa.  

Total da Capa ( 1,5 de 1,5)



Sinopse (Vale 1,5):

Eu gostei bastante da sua sinopse. Ela sintetiza as ideias principais da fanfic e ao mesmo tempo consegue deixar o mistério ‘no ar’, captando ainda mais os leitores para lerem a fanfic. Existem uns pormenores que a deixam um pouco a desejar e, apesar de não serem considerados erros (ou algo do género), poderiam melhorar a sua sinopse, como por exemplo, tornar a sinopse um pouco mais extensa e incluir um pouco sobre o passado desconhecido de Charlotte.

Eu não irei descontar por isso, até porque é apenas uma sugestão, mas acho que você a devia ter em consideração porque o passado dela é muito importante para a fanfic e ao mesmo tempo parece-me que esse passado “secreto” é a intriga principal da fanfic.

Total da Sinopse ( 1,2 de 1,5)


Total da Categoria: 2,7 de 3

  -----------------------------------------------------------------

Ortografia da Fanfic (4):

[ Gramática, Pontuação, Coesão, Repetições, (...) ]

A ortografia é, de facto, um dos pontos fortes da sua fanfic. Acho que das duas vezes que li a sua fanfic, não encontrei nenhum erro ortográfico na fanfic e isso é muito bom. Por outro lado, existem alguns errinhos de pontuação e de construção frásica que, apesar de acreditar que tenham sido feitos por distração, afetam um pouco a leitura.Não acontece muitas vezes mas mesmo assim veja esses exemplos aqui:

- “(…) completamente escura e ela não ouvir, nem sentir mais nada.” ---> (Prólogo) Uma vírgula não é necessária aqui porque o conector “nem” transmite o sentido de adição de informação por si só, não sendo necessário o recurso à vírgula.

- “- Quando isso vai acabar?Não aguento mais essas dores. – voltou a se deitar. / - Promete?  ---> (Primeiro capítulo): Acredito que aqui está faltando uma frase da Charlotte. Sei que não é um erro, mas decidi realça-lo também porque como autora, sei bem que isso pode acontecer de forma involuntária.  

 - “(…) pegar as suas dores para mim, eu o faria, eu feria sem pensar duas vezes.”   ---> (Primeiro capítulo): O ‘feria” não existe aqui e mesmo que existisse, não seria necessário aqui. A frase ficaria correta assim: “(…) pegar as suas dores para mim, eu o faria sem pensar duas vezes.”

- “(…) relógio marcava 06hrs30min(…)”   ---> (Primeiro capítulo): Sei que pode parecer um pouco implicância, mas acredite não é, eu apenas quero ajudar: tente evitar colocar ‘hrs’ e ‘min’ e escreva por extenso, eu vi que faz isso várias vezes (até mesmo com a idade da Charlotte no capítulo 3 – penso eu-) mas fica muito melhor colocar por extenso, fica não só mais agradável à ‘vista’ mas também mais elegante se me faço compreender. Aqui, por exemplo, ao invés de “(…) relógio marcava 06hrs30min(…)”   você poderia colocar “(…) relógio marcava que já passavam das seis da manhã(…)”   ou então: “(…) relógio marcava as seis e meia da manhã (…)”.

- “(…) sorri reconfortando-a e ela assentiu.”   ---> (Primeiro capítulo): Coloque uma vírgula depois de sorri. A frase exige uma pausa/separação de ideias.

- “(…) Acenei para ela, que retribuiu, e(…)”   ---> (Primeiro capítulo): Essa frase tem dois pequenos “erros”. Primeiro, o “que retribuiu” deveria ser substituído por algo como “que logo retribuiu”, sei que pode parecer estranho mas desta forma a frase fica mais organizada e “soa” melhor, se me faço entender. Depois, a vírgula antes do “e” não é necessária. Sendo o e um conector de frase com função de adição é raro o mesmo ser antecedido por uma vírgula. Na maioria dos casos (assim como aqui) a vírgula retirou o sentido da frase, fragmentando-a.

- “(…) Meu pai filho do rei Luís Filipe XX(…)”   ---> (Segundo capítulo): Falta a vírgula depois de “meu pai”.

- “(…)A casa estava uma correria só, os criados(…)”   ---> (Segundo capítulo): Não é necessário o “só” na frase e também não é necessária a vírgula, na verdade, você pode “substitui-la” pelos dois pontos.

- “(…)A casa estava uma correria só, os criados(…)”   ---> (Segundo capítulo): Não é necessário o “só” na frase e também não é necessária a vírgula, na verdade, você pode “substitui-la” pelos dois pontos.

- “(…)Vim sozinha, precisava pensar.(…)”   ---> (Terceiro capítulo): Antes de pensar coloque o “de”.



Eu listei apenas alguns exemplos, muitos deles feitos por distração mas que afetam a leitura. Talvez o melhor seria fazer um pedido de betagem para corrigir esses pormenores.



Total da Categoria:  2,8  de 4

  -----------------------------------------------------------------
Avaliação final (4):
[ Enredo (1,5) e Crítica Geral da fanfic (2,5) ]

Enredo (Vale 1,5):

Eu adorei o seu enredo. Tenho que dizer que o facto de ter incluído a história da Princesa Diana e da morte dela. Eu adorei esse facto e tenho de dizer que a sua fanfic conquistou a minha atenção. Eu também gostei bastante da relação entre a Charlotte e o Pietro, acho que você a conseguiu retratar em pleno e eu adorei o laço que os dois têm. Acho que o seu enredo têm tudo para ser ótimo, porém existem alguns pormenores que eu irei listar abaixo que, na minha opinião, podem ser um pouco melhorados. Mas, no que toca ao enredo, eu tenho de dizer que estou completamente rendida: a personagem principal, ao passado dela, à família real, ao Trevor e a sua relação com o Justin, tudo! Os meus parabéns pelo seu enredo.
Total do Enredo ( 1,5 de 1,5)
 -----------------------------------------------------------------
Crítica Geral da fanfic + Comentário (Vale 2,5):

No geral, eu gostei bastante da sua fanfic. Acho que têm um enredo excelente e que pode fazer muito com ele. No entanto, eu acho que você poderia melhorar em alguns pontos: Primeiro, eu acho que está a desenvolver de forma muito rápida a relação entre o Justin e a Charlotte, por exemplo, o beijo entre os dois: penso que terá sido demasiado cedo pois os dois se conheciam à muito pouco tempo. Depois, eu gostei do facto de o rei ser rígido mas mesmo assim: porque é que ele tratou a Charlotte de forma tão rude no reino? Ele não tinha razões para tal, até porque eles estavam apenas a conversar. E depois, a reação do rei em fazer com que a Charlotte fosse despedida também foi muito exagerada, não leve a mal, mas acho que o rei não a deveria ter tratado daquela maneira até porque a mãe do Justin foi uma plebeia em tempos, assim como a Charlotte é, então se ele se casou com uma plebeia porquê tratar a Charlotte tão mal por causa do seu estatuto social?

Tocando nesse ponto, eu adorei o fato de você ter criado uma personagem forte e destemida como a Charlotte mas mesmo assim, ela não deveria ter-se dirigido ao rei de tal modo. Foi rude (apesar das circunstâncias) falar assim com o rei, entende? Mesmo que tenha sido para se defender, ela não devia ter mandado o rei “lavar a boca antes de falar dela”.

Tocando de novo em relações, eu acho que você deveria tentar utilizar uma linguagem mais cuidada entre a família real e claro entre os empregados-família real.

No entanto, não pense que lhe estou apenas a fazer criticas negativas, muito pelo contrário, eu gosto bastante da sua fanfic e do seu enredo e por isso mesmo estou a ser mais “dura” para a poder ajudar: porque sei que você tem muitas mas mesmo muitas coisas boas na sua fanfic e que pode tornar algo que já é muito bom em algo ainda melhor. Espero que continue assim, a explorar a relação entre o Pietro/Charlotte, Jazzy/Justin, o passado da Charlotte e a família real porque elas estão muito mas mesmo muito boas e tornam a sua fanfic muito interessante.

Total da Crítica Geral da fanfic ( 1,8 de 2,5)

 -----------------------------------------------------------------

Total da Categoria: 3,3 de 4
Nota Final:  8,8  de 10

Beijinhos,



Um comentário:

  1. Fiquei com um pouco de medo de ler a crítica, mas não é um bicho de sete cabeças como imaginei. Obrigada pela sinceridade, já estava ciente de algumas coisas e você só me fez perceber que devo mudá-las. Vou recomeçar a fanfic, acho que é o melhor a se fazer.
    Obrigada mais uma vez e me desculpe, caso tenha demorado a responder *--*

    ResponderExcluir