Image Map

CF: Coyotes Lovers (Crazy_Unicorn)

|
Primeiramente, nada dito aqui tem o objetivo de lhe ofender ou a sua historia. É apenas para ajudar a melhorar. 

Hey love, tudo bom? Presumi que sua critica estivesse a tempos no cronograma, e assim que foi repassado para mim, fiz o mais rápido possível. Sua historia tinha muitos capítulos, por isso li os dez primeiros apenas. quero ressaltar que nada aqui é para difamar sua historia ou você, é apenas uma critica construtiva. Espero que goste e que não se ofenda, xoxo.


Capa: Não tenho o que falar, está linda e eu amei as texturas. 

Nota: 2,0 de 2,0.

Sinopse: Eu particularmente não gostei. Não cita o nome da Malia, não diz como ela conheceu Stiles e porque sua vida mudou, e está muito curta, não revela nada do enredo além de que a personagem está apaixonada. Outra coisa, os créditos que você colocou não deveriam estar ali, e sim nas notas iniciais ou finais do primeiro capitulo. 

Nota: 0,5 de 2,0.

Ortografia: Bom, sua escrita é boa mas contém muitos erros. Se usa travessão no começo e no final de diálogos, e não o hífen. E depois de colocar o travessão, é obrigatório o espaço entre a fala e o travessão. Falta muitas virgulas em sua historia, por exemplo, use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase.

Ex: Foi muito engraçado ver as três abraçadinhas dando gritinhos de medo e pedindo para eu tirar e depois fomos dormir. 

Viu? Além da falta de virgula, tem o uso de e onde não é necessário. O uso do e excessivo pode deixar o texto enjoativo. Observe o jeito que seria certo de escrever:

Jeito certo: Foi muito engraçado ver as três abraçadinhas, dando gritinhos de medo e pedindo para tirar. Depois fomos dormir. 

Retirei o e de antes de depois e coloquei o ponto, ficou bem melhor e mais fácil de ler. Também tirei o eu de pedindo para eu tirar, pois na narração em primeira pessoa não é necessário o uso de eu, todos já sabem que a Malia quem está narrando. A vírgula também é usada para separar ações de outras ações, outro exemplo:

Ex: -Oi meninas - Disse Theo olhando para a Kacie. 

Exemplo do jeito certo: — Oi meninas. — Disse Theo, olhando para a Kacie.

Outra coisa é que depois da fala se usa ponto, pois a fala acabou e é necessário o ponto. Evite também ficar usando demais o uso de disse, falou e perguntou toda hora, use algo como inquiriu, questionou, comentou, observou. Tente usar a ação que mais se encaixa, na frase de cima poderia ter usado o uso de cumprimentou no lugar de disse, deixaria bem mais fácil e bonito de se ler. Uma coisa que me incomodou muito são as abreviações, não se usa abreviações em palavras dentro da fanfic, você não pode usar vc, pq, aff, né e essas coisas, use a palavra inteira. Evite usar gírias também, eu, por exemplo, não entendi algumas. Mas, de tudo, acho que a virgula e o travessão são o que mais se destaca. Aconselho que peça que os capítulos sejam betados. 

Nota: 0,3 de 2,0.

Enredo: Seu enredo é bom, mas falta muito para ser considerado maravilhoso. Tudo se desenvolve muito rápido, os dois se envolvem muito rápido, você deveria desenvolver o enredo sem o Stiles para depois incrementa-lo. Por ser uma fanfic colegial, poderia explorar a vida escolar de Malia, a emocional e a convivência com pais e amigos, tente criar uma história dela e ser detalhista, e se alguma vez Stiles e Malia terminarem, a historia de Malia ainda terá o que ser contado e desenvolvido. Minha sugestão é que não acelere muito as coisas, e tente ser o mais detalhista sobre a vida de ambos. 

Nota: 0,6 de 2,0.

Avaliação final: Sua fanfic tem um bom enredo e teria chances de ser maravilhosa se fosse mais bem estruturada e desenvolvida. Desacelere as coisas entre os dois, tente ser mais detalhista sobre a vida de ambos. Evite também ficar trocando a narração dentro dos capítulos, se a narração começou em um personagem, termine com esse personagem. Se você quiser tratar de mais de um ponto de vista, use o narrador observador. Outra dica importante é: se preferir utilizar o narrador personagem e, vez ou outra, tratar de outro ponto que vista relevante para a história, o aconselhável é colocar capítulos extras. Então, procure uma beta para lhe ajudar com os erros e desenvolva mais o enredo.


2 comentários:

  1. Malix (Crazy Unicorn)22 de junho de 2016 17:04

    Oi amore
    Obrigada mas é que eu já pedi uma critica nesse blog e era mais ou menos só com esses dez capitulos. Eu me envergonho muito desses caps, pedi a nova critica pra falar sobre minha nova escrita (Que de acordo com muitos leitores melhorou muito) convido vc a ler o ultimo capitulo que postei e poderá ver como a maioria desses erros não existem mais. Nãso contei muito com essa critica e vou refazer o pedido okay amore? Mas do mesmo jeito obrigada por ler esses primeiros capitulos (mesmo que estejam uma bosta).
    XOXO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey mana, fui ler o capitulo que você pediu - li os dois ultimos, para falar a verdade. E bom, sua escrita melhorou sim, mas alguns problemas ainda persistem ( falta de travessão, uso repetitivo de palavras, etc), você melhorou a forma de encaixar a virgula apenas. Mas enfim, se quiser refazer o pedido e especificar que quer a critica dos dez últimos postados, sem problemas. De qualquer forma, adorei fazer sua critica <3

      Excluir